O que seria inteligência?
É capaz de medi-la?
Muitas pessoas se rotulam como tal,
porém ao refutá-las
encontramos o mal...
Mal que como já dizia Sócrates segundo Platão,
significa o não saber ,
a ignorância,
a não razão.
Pois então, como definir a inteligência humana já que nós mesmos não somos capazes de atingi-la?!?!Este paradoxo acompanha a humanidade desde seu surgimento,pois ao nos rotularmos como sábios estamos restringindo o saber ,encaminhando assim para a futilidade.Por isso, sábio é considerado aquele que nada conhece.
Talvez possamos até achar alguém inteligente por sabermos menos que ele. Mas e aquele que sabe mais?
Por isso confirmo aqui a tese do pai da Filosofia:
“Só sei que nada sei” Sócrates.
O saber é a essência da inteligência , das virtudes e da bondade.
Precisamos sempre aprender e apreender fatos e ensinamentos,pois só assim vamos realmente notar e agir como um humano inteligente.
Certo ceticismo em relação à verdade absoluta. Impossível saber tudo de tudo. Então, talvez inteligente seja aquele que tenha consciência de suas limitações; talvez o que consiga conviver bem com elas; talvez aquele que tenta ultrapassá-las; ou aquele que seja excelente no que se propõe a fazer. A inteligência não deve ser limitada a uma só forma.
ResponderExcluirSaber usar o conhecimento que se tem é ser inteligente.
Para Sócrates é aquele que, admitindo que nada sabe, tem sede pela busca do conhecimento, começando pelo interno, com a consciência da própria ignorância.
Não persistir na ignorância é ser inteligente.
Concordo quando diz que “o saber é a essência da inteligência” e que “precisamos sempre aprender”. Diria mais, aprender de todas as formas.
Só sei de duas verdades: que nada sei e que os questionamentos movem o mundo.
Quanto ao “muitas pessoas se rotulam como tal”, deixo com Einstein: "O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma".